Quarto 401

Quarto 401
Integrantes: Camila Neves, Carolina Tavares, Fernanda Mansur, Maria Clara Olinto e Milena Bastos - 2º C - Colégio Nobre

FÍSICA

HIDRELÉTRICA DE XINGÓ
Parte da maquete da usina hidrelétrica de Xingó.


Histórico da hidrelétrica de Xingó:
A Usina Hidrelétrica de Xingó está localizada entre os estados de Alagoas e Sergipe, situando-se a 12 quilômetros do município de Piranhas e a 6 quilômetros do município de Canindé de São Francisco.


A brilhante  idéia de aproveitar as quedas de água do Rio Francisco era muito antiga. Em 1859 D.Pedro II visitou a cachoeira de Paulo Afonso e,  Impressionado com o que vira, ele ordenou que fizessem estudos sobre o potencial de geração de energia da cachoeira.

Mais foi Delmiro Golveia que fez a construção da primeira unidade de geração de eletricidade em Paulo Afonso: a Usina Angiquinho. Ela foi criada com inúmeros objetivos, entre eles, gerar energia para a industria textil de Delmiro, bem como prover iluminação pública a vila criada por ele. Delmiro conseguiu os equipamentos na Europa e a montagem da usina foi responsabilidades de engenheiros estrangeiros.
Em 1945. Getúlio Vargas assinou o Decreto-Lei 8.031 criando a Companhia Hidroelétrica do São Francisco, com o objetivo de destribuir energia para todo Nordeste gerando desenvolvimento para a região.
Depois da queda de Getúlio, o projeto permaneceu parado durante mais de dois anos. Apenas no terceiro ano do Governo Dutra, em 15 de março de 1948, a Chesf ganhou vida, tendo início o projeto da Usina de Paulo Afonso.



Comportas da Usina Hidrelétrica de Xingó.


Como é feita a produção de energia:
   
A energia hidrelétrica é a obtenção de energia elétrica através do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Para que esse processo seja realizado é necessária a construção de usinas em rios que possuam elevado volume de água e que apresentem desníveis em seu curso.

A força da água em movimento é conhecida como energia potencial, essa água passa por tubulações da usina com muita força e velocidade, realizando a movimentação das turbinas. Nesse processo, ocorre a transformação de energia potencial (energia da água) em energia mecânica (movimento das turbinas). As turbinas em movimento estão conectadas a um gerador, que é responsável pela transformação da energia mecânica em energia elétrica.



Produção de energia ne Hidrelétrica de Xingó.


Hidrelétrica de Xingó.
 
Turbina Francis com gerador.

Hidrelétrica de Xingó.



Impactos Ambientais:


Apesar de ser uma fonte de energia renovável e não emitir poluentes, a energia hidrelétrica não está isenta de impactos ambientais e sociais. A inundação de áreas para a construção de barragens gera problemas de deslocamento das populações ribeirinhas, comunidades indígenas e pequenos agricultores. Os principais impactos ambientais ocasionados pelo represamento da água para a formação de imensos lagos artificiais são: destruição de extensas áreas de vegetação natural, matas ciliares, o desmoronamento das margens, o assoreamento do leito dos rios, prejuízos à fauna e à flora locais, alterações no regime hidráulico dos rios, possibilidades da transmissão de doenças, como esquistossomose e malária, extinção de algumas espécies de peixes entre outros problemas.